LINHA MOVIMENTO | LADRILHO HIDRÁULICO

Essa linha de ladrilhos hidráulicos foi criada pelo arquiteto e designer Cioli  Stancioli. As peças são produzidas exclusivamente pela Dalle Piagge.

Saiba mais! Entre em contato com a Dalle Piagge.

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO LADRILHO HIDRÁULICO.

Da origem ao dias de hoje

Ladrilhos hidráulicos são peças produzidas à base de cimento, utilizadas em diversas partes do mundo para o revestimento de paredes e pisos. Produzidos de forma artesanal, os ladrilhos recebem esta denominação por não apresentar processos de queima em sua produção, mas pela submersão em água para a cura do concreto.

Os ladrilhos hidráulicos surgiram em meados do século XIX como uma alternativa à utilização de pedras, principalmente do mármore. Com peças produzidas de forma artesanal até os dias de hoje, o material teve seu apogeu nas décadas de 1930 e 1940, mas vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de interiores e espaços públicos, devido à sua alta resistência e durabilidade.

História

As primeiras referências da utilização do ladrilho hidráulico remontam a meados do século XIX, com o material sendo apresentado em 1876 na Exposição Universal, em Paris, pela empresa Garret, Rivet i cia. O material foi introduzido como uma alternativa aos revestimentos em pedra, como uma espécie de cerâmica que não necessita de cozimento, solidificada com a utilização de prensas.

O ladrilho hidráulico teve seu apogeu em meados do século XX, espalhando-se rapidamente pelos países europeus, principalmente Espanha, na Inglaterra e na Rússia, por sua resistência e qualidades decorativas.

O movimento modernista contribuiu para o sucesso dos ladrilhos, que foram empregados para a composição de murais e mosaicos artísticos com desenhos complexos. Nos anos 60, com o surgimento de materiais de revestimento mais rentáveis e menos elaborados, o ladrilho hidráulico perdeu mercado no setor da construção, voltando a conquista-lo apenas nas últimas décadas.

Como é produzido

O ladrilho hidráulico mantém até os dias de hoje o processo de fabricação artesanal das peças em moldes de ferro. São produzidos à base de cimento branco, quartzo, diabásio e pó-de-pedra, e podem ser coloridos em até cinco tons, com diversas opções de cores. Os ladrilhos hidráulicos podem ser lisos, decorados e antiderrapantes, sendo este último amplamente utilizado em calçadas, espaços e passeios públicos.

A produção se dá em diversas etapas, formando as camadas de cores que compõem a peça. A primeira camada é constituída apenas de corante colorido; a segunda de uma mistura de cimento Portland e areia; e a terceira dos mesmos elementos da segunda camada, acrescidos de água.

Após a execução da terceira camada, a fôrma é fechada e prensada manualmente. As peças são, então, armazenadas em prateleiras ao longo de 24 horas. Ao término do período de armazenamento, os ladrilhos são submersos em um tanque de água por cerca de uma hora, período necessário para a cura do material.

Vantagens

Facilidade de execução e manutenção

As peças de ladrilho hidráulico são pré-fabricadas, de forma que já chegam à obra prontas para a instalação. A execução do revestimento é simples e o tráfego pode ser liberado 24 horas após o assentamento.

Diversidade de cores e texturas

O ladrilho hidráulico pode ser fabricado em uma imensa variedade de cores e texturas, permitindo composições criativas e ousadas.

Resistência e segurança

O ladrilho hidráulico vem sendo cada vez mais utilizado como material de revestimento de calçadas e áreas externas, devido à sua resistência e durabilidade. Além disso, sua superfície antiderrapante contribui para a segurança dos pedestres.

Reciclável

O mesmo ladrilho hidráulico que resiste ao tempo, pode voltar ao pó de aonde veio, e assim,  voltando a ser um novo ladrilho, de novo.