Apartamento RG / B. Ouro Preto / 76m² / 2012

O apartamento localizado numa tranquila rua do bairro Ouro Preto, em Belo Horizonte,  foi o resultado de várias paixão de pai e filho. Viagens, filmes, música, coleções e, principalmente, a parceria entre eles ganharam destaque na decoração.

Logo na entrada, a sala, que integra estar e jantar, se destaca com sua impactante cortina xadrez escolhida pelo arquiteto para combinar com os tons de cinza e marrom dos objetos e com o couro da mobília, o que deu ao cômodo um misto de elegância e aconchego. Outro destaque no espaço é a mesa de jantar em madeira com laca brilhante, com tampo em vidro laqueado na cor preta e cadeiras estampadas sob um pendente ball azul, provocando uma luminosidade sutil e agradável ao ambiente. As paredes cinzas ganharam um aliado para ampliar o espaço, um grande espelho do piso ao teto.

A circulação com diversos quadros e iluminação pontuada liga a sala aos quartos, que ganharam a identidade de cada morador. No quarto do filho, destaque para a música e para o surfe. Na parede, uma plotagem deixa claro o gosto do morador pelo esporte radical, que também é percebido em outro objeto na decoração: uma grande prancha. A cabeceira da cama foi desenvolvida em lona de caminhão reciclada e no teto, optou-se por iluminação industrial, com tubulação aparente e diversos refletores que deram um tom descolado e originalidade na medida certa. As miniaturas que o morador coleciona também não ficaram de fora. A parceria entre pai e filho ganhou destaque no quarto do pai que recebeu duas fotografias emolduradas que mostram a cumplicidade e o carinho dos moradores. As paredes do quarto foram pintadas em tons de azul e a cabeceira da cama foi trabalhada em couro sintético. Uma marcenaria bem pensada tornou mais espaçoso o pequeno closet que, além de organizar calçados e vestuário, guarda uma coleção de livros. Na circulação intima, a sala de TV/home theare ganhou quadros com pôsteres de filmes que mostram o gosto de ambos pelo cinema. As paredes e sofá ganharam tons de cinza em contraste com uma estante em MDF na cor ébano.

Quando estão em casa, os dois moradores prezam pelo conforto e praticidade, duas qualidades encontradas no resultado do projeto concebido pelo arquiteto e designer Cioli Cássius Stancioli. Lugar perfeito para pai e filho compartilharem a vida.