RESIDENCE MM

Retiro das Pedras 

No condomínio Retiro das Pedras, onde ruas calçadas bucólicas trazem a tranquilidade a um local para se viver melhor, foi desenvolvido um projeto arquitetônico e de interiores que deu nova vida à casa, com reformas importantes para os seus moradores, um casal, arquiteta e engenheiro, e seus dois filhos.  

A arquiteta, que desenvolve o seu trabalho em uma grande empresa de acabamentos, e seu marido, um engenheiro que atua em Belo Horizonte, escolheram o escritório Cioli Stancioli Arquitetura e Design para projetar nova cobertura para a casa, fachada frontal e posterior, e revitalizar o projeto de interiores, além de acrescentar nova área de lazer na parte posterior da residência.  

Como é habitual no escritório, iniciou-se todo o estudo do projeto com desenhos e croquis, para ambientar as modificações dos espaços com muito cuidado e criatividade, para que se harmonizasse com as partes pré-existentes e que não seriam modificadas, mas, trazendo novos ares para a moradia.  A fachada frontal, que era um pouco antiga, foi projetada e trazida para um conceito contemporâneo, deixando-a com linhas mais retas. A cobertura (telhado cerâmico aparente) foi modificada tornando o conjunto da construção mais harmonioso. Na entrada principal foi agregado um pergolado lateralmente à garagem, aberta em vão livre. Este recurso, trouxe sombreamento com luz a este pequeno espaço que primeiro recebe o visitante. 

Na parte posterior, foi construída a área gourmet. Conectou-se as duas áreas de construção, ligando-se o hall secundário, sala de estar e a área nova área para os moradores recepcionarem com estilo e conforto a família e os amigos. O desenvolvimento de projetos que agregam o novo ao pré-existente traz desafios interessantes que só são ultrapassados com sintonia entre o profissional e seus clientes. Nesta parte onde construiu-se a área gourmet (na área externa), existia uma pequena casinha estilo colonial que abrigava uma cozinha que fazia as vezes de área gourmet e era o xodó do dono da casa. Abriu-se mão da mesma, que a princípio permaneceria, quando o estudo ricamente detalhado mostrou a real possibilidade de desenvolver uma área gourmet moderna, multiuso para o dia a dia e harmonizada com as áreas contíguas. 

Para o segundo piso, as modificações não foram menos intensas. Integrou-se os quartos, suíte master e suítes dos filhos, à antiga varanda, ganhando generosos espaços e novos banheiros, circulação íntima e closet. Para a suíte casal, a ampliação do espaço foi ressaltada em cores claras e novos acabamentos. As suítes dos filhos foram ampliadas ganhando espaço importante para estudo, e também para o lazer. Trabalhou-se com forrações em painéis de madeira nas duas suítes, porém, utilizou-se a força das cores e projeções de pequenos espaços para música e leitura, que pontua a diferença de personalidade destes jovens adultos.  

Aqui trabalhou-se mudanças que harmonizaram e produziram um projeto contemporâneo para ter vida longa e vitalidade!